USP irá financiar projetos de pesquisa de professores recém-contratados

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) lançou um edital para conceder apoio financeiro para projetos de pesquisa de professores recém-contratados pela Universidade. O Programa de Apoio à Formação de uma Infraestrutura Institucional de Pesquisa aos Novos Docentes prevê auxílio de R$ 15 mil, pago via remanejamento orçamentário às unidades, com o objetivo de proporcionar a esses profissionais as condições iniciais para o estabelecimento de uma estrutura de pesquisa.

“Este programa tem como foco os novos docentes da USP e procura ajudar na formação de uma infraestrutura institucional de pesquisa. Ele existiu no passado, mas foi descontinuado. Em 2018, restabelecemos esse apoio e, com esse quarto edital, atendemos a todos aqueles contratados durante os quatro anos desta gestão reitoral. Na verdade, conseguimos até retroceder em dois anos e apoiar os novos contratados desde 2016”, explica o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Os recursos poderão ser utilizados para compra de material permanente e de consumo, pagamento de serviços de terceiros, diárias e passagens para o docente ou para seus alunos de iniciação científica e pós-graduação.

O auxílio será concedido a docentes em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) que tenham entrado no exercício do cargo a partir de 6 de setembro de 2020.

Para se inscrever, os docentes devem enviar, até o dia 7 de maio, um resumo descritivo de seu projeto de pesquisa, com a publicação de sua contratação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, cópia do documento que ateste a data de início do exercício do cargo e a declaração de anuência da Comissão de Pesquisa de sua unidade.

Os documentos devem ser enviados pelas Comissões de Pesquisa pelo Sistema Atena (Pesquisa Atende>Formulário>Nova Solicitação). Todas as propostas serão analisadas por uma comissão formada pela Pró-Reitoria.

Para mais informações, consulte o edital disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP