USP oferece curso gratuito na área de Processamento de Linguagem Natural

Estão abertas as inscrições para o curso de Anotação de Córpus para Processamento de Linguagem Natural, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 8 de novembro até 6 de dezembro. Gratuito, o curso será ministrado na modalidade a distância.

O público-alvo são alunos de graduação e de pós-graduação das áreas de computação, letras e linguística. Para participar, é preciso ter acesso a computador e internet, habilidades de uso de softwares básicos como editores de texto, planilhas e aplicativos web, além de conhecimentos sobre gramática. Coordenado pelo professor Thiago Pardo, do ICMC, o curso será ministrado pelas pesquisadoras Adriana Silvino Pagano, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, e Magali Sanches Duran, pós-doutoranda no ICMC.

O objetivo da iniciativa é contribuir para a ampliação dos conhecimentos em anotação de córpus, uma etapa fundamental para levar as pesquisas no campo de Processamento de Língua Natural (PLN) em português para o estado-da-arte.

Os encontros síncronos serão realizados às segundas-feiras, das 14 às 18 horas, por um período de cinco semanas, começando em 8 de novembro. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Apolo da USP até dia 31 de outubro, por meio do link disponível nesta página: icmc.usp.br/e/f9cca

Não é preciso já ter login e senha no Sistema Apolo para se inscrever, basta inserir as informações solicitadas. É muito importante preencher o e-mail corretamente, pois é pelo contato cadastrado que os inscritos receberão informações sobre como acompanhar as aulas, que não ocorrem no Apolo, mas em outras plataformas como Google Meet ou Zoom.

Texto: Laura Gazana– Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Inscrições: icmc.usp.br/e/b6deb