USP oferece mais de 600 vagas em cursos de extensão sobre temas indígenas

Cursos abordam áreas de antropologia, audiovisual, direitos humanos, história e linguística; entre os temas, estão o primeiro século da colonização da América, que envolveu a construção da categoria de “selvagem”, até assuntos atuais, como a cultura Yanomami

Fotomontagem com imagens de divulgação e de Cecília Bastos/USP Imagens

O Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o projeto Abril FFLCH 2023: temáticas indígenas, oferecendo 630 vagas gratuitas em nove cursos de difusão, todos ministrados de forma on-line. Os cursos têm carga variada de 4 a 9 horas de duração e ocorrem neste mês, a partir do dia 17 de abril. A inscrição pode ser realizada no período de 6 a 12 de abril, pelo Sistema Apolo da USP.

Os cursos abordam áreas de antropologia, audiovisual, direitos humanos, história e linguística. Entre os temas, estão o primeiro século da colonização da América, que envolveu a construção da categoria de “selvagem”, até assuntos atuais.

“É a primeira vez que teremos um evento de extensão exclusivo sobre essa temática. Certamente é uma grande deficiência e com esse evento almejamos dar início a uma tradição de oferecimento desses cursos”, informa o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH. De acordo com Danilo Ferreira, organizador do projeto, é notório que o interesse pelas questões indígenas vem ganhando relevância social, sobretudo após a tragédia humanitária entre os yanomamis. “E foi pensando nisso que criamos esse evento, para dar visibilidade às nossas pesquisas nessa área e contribuir com esse debate tão importante”, conta Ferreira.

Clique no título dos cursos abaixo para acessar todas as informações:

Inscrição

A inscrição no curso de interesse pode ser realizada no período de 6 a 12 de abril, pelo Sistema Apolo, selecionando a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo) para visualizar os cursos com inscrições abertas. Após selecionar o curso de interesse, a pessoa deverá informar o CPF para participar do sorteio. Sendo sorteada, será automaticamente matriculada no curso escolhido.

Os ministrantes do curso farão todo o contato por e-mail. Estudantes que tiverem 75% de frequência mínima poderão obter certificados de conclusão emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Saiba mais: https://sce.fflch.usp.br

Por Jornal da USP