USP premiará mães pesquisadoras que se destacam pela excelência acadêmica

As inscrições para o Prêmio USP Mães Pesquisadoras vão até o dia 31/7. Neste ano serão premiadas as pesquisadoras das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde

Para reconhecer a dedicação das mães pesquisadoras que, além de dispender tempo e esforço para cuidar dos filhos, desenvolvem um trabalho científico, cultural ou artístico de excelência, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) lançou o edital Prêmio USP Mães Pesquisadoras.

“A Reitoria assumiu o compromisso de cuidar das pessoas, de promover um ambiente de inclusão e diversidade, de buscar corrigir distorções que tornam o sucesso na carreira universitária mais desafiador para algumas pessoas. O sucesso profissional não pode se dar às custas da vida familiar. A dedicação aos filhos exige tempo e foco, algo que queremos reconhecer e valorizar com a criação desse prêmio inédito para mães pesquisadoras. Todo ano, pretendemos celebrar a comunidade universitária e as famílias que apoiam o trabalho de qualidade realizado na USP”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.

Paulo Alberto Nussenzveig - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Paulo Alberto Nussenzveig – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

As pesquisadoras podem se inscrever em uma das quatro categorias do prêmio: Docentes (prêmio de R$ 20 mil e certificado), Pós-doutorandas (prêmio de R$ 15 mil e certificado), Pós-graduandas (prêmio de R$ 10 mil e certificado) e Graduandas (prêmio de R$ 10 mil e certificado).

Ana Lucia Duarte Lanna - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Ana Lúcia Duarte Lanna – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A cada ano, a premiação será para uma área do conhecimento diferente. Em 2022, serão premiadas as pesquisadoras das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; em 2023, será a vez das pesquisadoras das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; em 2024, as das áreas de Ciências Exatas e Engenharias; e em 2025, as das áreas de Ciências Agrárias e Ambientais.

O Prêmio USP Mães Pesquisadoras é uma iniciativa realizada em parceria com a recém-criada Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP). Para a pró-reitora Ana Lúcia Duarte Lanna, “esse prêmio é o reconhecimento da diversidade como elemento integrante das competências e trajetórias dos pesquisadores da Universidade”.

Como participar

Podem concorrer para o prêmio as mães adotivas ou biológicas de crianças de até 12 anos de idade ou de crianças com deficiência, neste caso, sem limite de idade. Também serão consideradas inscrições de pesquisadores homens que comprovem ser cuidadores exclusivos dos filhos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, pelo sistema Atena. Para mais informações, consulte o edital disponível na página da PRPI.

Uma Comissão Avaliadora indicará a premiada considerando, entre outros critérios, o impacto científico e a relevância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento da área do conhecimento, para o aumento da visibilidade da Universidade e para a ampliação da interação da USP com a sociedade.

Texto: Erika Yamamoto e Arte: Adrielly Kilryann – Jornal da USP