USP recebe cinco estrelas em 116 cursos de graduação no “Guia da Faculdade 2023”

Instituição tem o maior número de cursos com nota máxima no Brasil

Universidade permanece como maior número de cursos mais bem avaliados em ranking – Imagem: Reprodução/Guia Da Faculdade 2023

A USP é a instituição com o maior número de cursos de graduação avaliados como excelentes em todo o País, segundo o Guia da Faculdade 2023. Dentre os 145 cursos da Universidade que foram avaliados, 116 alcançaram nota máxima no ranking, um desempenho superior ao do ano de 2022, em que 108 cursos foram considerados excelentes (para acessar a lista completa dos cursos, clique aqui).

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ocupa a segunda colocação, com 57 cursos considerados excelentes, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa o terceiro lugar, com 53 cursos. As regiões Sul e Sudeste concentram 9 das 10 instituições com cursos de graduação mais bem avaliados do País.

Na edição de 2023, a participação das faculdades privadas no ranking das instituições com cursos cinco estrelas caiu: em 2022, elas tiveram 145 notas máximas; este ano, foram apenas 115. O corpo avaliativo do Guia da Faculdade é composto por mais de 10,5 mil professores e coordenadores voluntários, que são acionados para dar nota aos cursos de acordo com suas áreas de formação. As notas atribuídas no ano de 2023 recebem peso 3, enquanto as notas dos anos de 2022 e 2021 recebem pesos 2 e 1, respectivamente.

Imagem: Reprodução/Guia da Faculdade 2023/Estadão

O Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade é elaborado por meio da parceria entre o Estadão e a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do País. Publicado desde 2019, o ranking avalia todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação. Os aspectos avaliados são o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura.

Texto: Julia Queiroz – Estagiária sob supervisão de Michel Sitnik
Arte: Carolina Borin – Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado