USP recebe recursos para desenvolvimento de fármacos junto com a iniciativa privada

Com apoio financeiro da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, pesquisadores dos campi da USP em Ribeirão Preto e São Carlos vão buscar soluções para desafios tecnológicos das empresas farmacêuticas

Projetos podem envolver a criação de novos medicamentos – Foto: 123rf

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) está oferecendo apoio financeiro para projetos inovadores na área de fármacos ou biofármacos em conjunto com a iniciativa privada. São R$ 20 milhões não reembolsáveis e disponíveis em quatro novas unidades da instituição, duas delas na USP: a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) em São Carlos.

As empresas farmacêuticas apresentarão os seus principais desafios tecnológicos e terão acesso à infraestrutura dos centros de pesquisa e suporte técnico dos pesquisadores. Os projetos podem envolver a criação de medicamentos, a partir de novas moléculas e princípios ativos; proteínas terapêuticas; kits diagnósticos; ensaios clínicos e pré-clínicos; produção de hemoderivados, entre outros.

“Podemos unir o conhecimento empresarial acumulado na indústria farmacêutica com a expertise e competência dos pesquisadores das unidades Embrapii e, assim, contribuir com o aumento da disponibilidade de insumos nacionais e da produção de novos fármacos e biofármacos desenvolvidos no País”, destacou o diretor-presidente da instituição, Jorge Guimarães.

O credenciamento das novas unidades da Embrapii deve gerar cerca R$ 60 milhões em projetos de inovação, já que, ao financiar um terço do valor dos projetos com recursos não reembolsáveis, a instituição exige contrapartida financeira da iniciativa privada e aportes das instituições de pesquisa envolvidas nos projetos.

Criada em 2013, a Embrapii faz a gestão de recursos públicos vindos dos ministérios da Saúde, Educação e Ciência e Tecnologia para o financiamento à pesquisa e inovação mediante contrapartida.

As outras duas unidades que receberão apoio financeiro da Embrapii são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (ID’Or). Os recursos dessa chamada são oriundos do Ministério da Saúde.

Por Jornal da USP – Texto adaptado do site da Embrapii