USP seleciona bolsistas com doutorado para gestão acadêmica de projetos em diversas áreas

Selecionados em programa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP receberão bolsa no valor R$ 8.479,20 pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação

São 15 vagas para bolsistas no Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa – Foto: 123RF

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP está selecionando pesquisadores com doutorado para o Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa (FGA). São 15 vagas em várias áreas, coordenadas por pesquisadores da Universidade que foram contemplados no Edital-FGA-2022. Os selecionados receberão bolsa no valor R$ 8.479,20 pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses, e 40 horas semanais de atividades.

Os bolsistas contribuirão para suprir a necessidade de formação de profissionais capacitados para atuar como gestores acadêmicos de projetos, com o objetivo de otimizar o tempo dos pesquisadores e dar maior competitividade internacional à pesquisa, fomentando o avanço das áreas de conhecimento e inovação da Universidade.

Cada área possui edital específico, com regras, prazos de inscrição e formas de seleção determinadas pelo coordenador. Confira as oportunidades e atenção às datas de inscrição, alguns processos já se encerram nos primeiros dias de janeiro:

Área de Geologia
Prazo para inscrição: 15/01/2023 (consulte o horário limite no edital)
1. A Província Magmática Paraná: petrogênese, cronologia e impacto ambiental do magmatismo toleítico, alcalino e silícico Cretáceo na Plataforma Brasileira (Fapesp 2019/22084-8)
2. SACRE: soluções integradas para cidades resilientes (Fapesp 2020/00652-7)
3. Trans-Amazon Drilling Project (Fapesp 2018/23899-2)
Edital neste link – E-mail: cepas@usp.br

Área de Biociências
Prazo para inscrição: 19/01/2023 (consulte o horário limite no edital)
1. Sistema nervoso central como um alvo do hormônio do crescimento para a regulação de múltiplas funções biológicas (Fapesp 2020/01318-8)
2. Papel do inflamassoma na fisiopatologia cardíaca (Fapesp 2019/17031-2)
Edital neste link – E-mail: jdonato@icb.usp.br

Área de Ciências Biológicas
Prazo para inscrição: 13/01/2023 (consulte o horário limite no edital)
1. Diversidade de roedores neotropicais (Rodentia: Sciuridae, Cricetidae, Echimyidae): origem, evolução e biogeografia
2. A qualidade dos solos brasileiros determinados por geotecnologias: mapeamento, interpretação e aplicações agrícolas e ambientais – um legado para a sociedade
3. Carbono Pirogênico na Amazonia: quantificando as respostas do carbono do solo ao efeito do fogo
Edital neste link – E-mail: percequillo@usp.br

Área de Arquitetura e Urbanismo
Prazo para inscrição: 03/01/2023 (consulte o horário limite no edital)
1. Experiência Arquigrafia 4.0
2. Tendências em computação de alto desempenho, do gerenciamento de recursos a novas arquiteturas de computadores
Edital neste link – E-mail: artur.rozestraten@usp.br

Área de Química
Prazo para inscrição: 04/01/23 (consulte o horário limite no edital)
Atuação no Laboratório de Materiais Eletroativos e no Laboratório dos Elementos
Edital neste link – E-mail: rtorresi@iq.usp.br

Área de Medicina
Prazo para inscrição: 16/01/2023 (consulte o horário limite no edital)
1. Efeitos pleiotrópicos de agentes antidiabéticos e seus alvos farmacológicos: mecanismos protetores para além do controle glicêmico
2. Biologia e envolvimento de mTORC2 e mTORC1 no desenvolvimento da esteatose hepática e progressão para esteatohepatite e hepatocarcinoma
Edital neste link – E-mail: adriana.girardi@fm.usp.br

Área de Física
Prazo para inscrição: 8/01/2023 (consulte o horário limite no edital)
1. Desenvolvimento e implementação de novas técnicas acústicas, magnéticas e ópticas para aplicações diagnósticas e terapêuticas
2. Investigação do papel de vesículas extracelulares (VEs) na iniciação, propagação, regeneração e modelação da mineralização biológica
Edital neste link – E-mail: giimus@usp.br

Área de Ciências da Saúde
Prazo para inscrição: 06/01/2023 (consulte o horário limite no edital)
1. Investigação translacional em doenças cardio-metabólicas: estudos pré-clínicos e clínicos dos mecanismos cardioprotetores, e antidiabéticos
2. Saúde e qualidade de vida dos estudantes de medicina brasileiros e sua relação com a formação profissional
Edital neste link – E-mail: caramel@usp.br

Área de Bioquímica
Prazo para inscrição: 13/01/23 (consulte o horário limite no edital)
Atuação no Laboratório de Controle Pós-transcricional de Expressão Gênica e no Laboratório de Metabolismo Energético
Edital neste link – E-mail: alicia@iq.usp.br

Área de Ciências Biológicas
Prazo para inscrição: 20/01/2023 (consulte o horário limite no edital)
1- Explorando a diversidade dos dinossauros do Cretáceo Sul-Americano e suas faunas associadas (Fapesp 2020/07997-4)
2- Evo-Devo em ambientes dinâmicos: implicações das mudanças climáticas na biodiversidade (Fapesp 2020/14780-1)
3 – Descoberta e desenvolvimento de novos chassis bacterianos não-modelo para aplicações biotecnológicas
Edital neste link – E-mail: tiana@usp.br

Área de Política Internacional
Prazo para inscrição: 03/01/2023 (consulte o horário limite no edital)
1. Gender STI: igualdade de gênero em ciência, tecnologia e inovação: diálogos bilaterais e multilaterais (Fapesp 2020/07129-2)
2. Brasil como uma Variedade de Democracia de Mercado Emergente – Entre a Agenda Democrática e a Agenda da Globalização (Fapesp 2019/16970-5)
Edital neste link – E-mail: janonuki@usp.br

A bolsa é prevista para o período entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024 e não poderá ser acumulada com outras bolsas, seja de instituições públicas ou privadas, do Brasil ou do exterior, sendo ainda proibida a acumulação com remunerações de outros serviços profissionais.

Por Jornal da USP