USP seleciona projetos que ofereçam soluções às cidades

O USP Municípios incentiva a participação de alunos de graduação para tratar de problemas nas áreas de meio ambiente, saúde, educação e segurança

Em setembro de 2019, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Programa USP Municípios e a Prefeitura de Ibitinga – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em uma iniciativa inédita, a Pró-Reitoria de Graduação e o Programa USP Municípios apoiarão projetos que tenham impacto direto na resolução de problemas dos municípios do Estado de São Paulo, com a participação de estudantes de graduação.

Os projetos devem ter como objetivo colaborar com a formulação de novas políticas públicas municipais, potencializar o impacto das políticas existentes, fomentar o desenvolvimento sustentável, qualificar gestores municipais e definir estratégias específicas que atendam aos interesses dos cidadãos.

Ao todo, o programa disponibilizará até R$ 1 milhão, incluindo capital, custeio e bolsas no valor de R$ 400 mensais para alunos de graduação. Cada proposta poderá solicitar até R$ 15 mil para capital e custeio de até cinco bolsas.

Os projetos devem ter duração de 12 meses e abordar problemas como doenças crônicas não transmissíveis, mortalidade infantil, educação, tratamento de resíduos sólidos, qualidade da água, conservação de nascentes, monitoramento de crimes, ações contra violência sexual e o desenvolvimento de plataformas para o combate à violência.

As propostas devem ser enviadas para o e-mail municipios@usp.br até o próximo dia 2 de março. Para mais informações, é possível consultar o edital na página da Pró-Reitoria de Graduação.

USP Municípios

Lançado no final de 2018, o Programa USP Municípios é coordenado pela Vice-Reitoria da Universidade e propõe a criação de ambientes de inovação, pesquisa de novas vocações e modernização da economia local, a disseminação do empreendedorismo e da qualificação profissional, o fomento da educação, esporte, lazer e práticas saudáveis.

“O USP Municípios surgiu para colocar as várias atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade a serviço do desenvolvimento sustentável dos municípios, sendo uma referência na formulação e na promoção de políticas públicas”, explica o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes.

Desde que foi lançado, o Programa USP Municípios já estabeleceu parcerias com as Prefeituras de Pirassununga e Ibitinga, além de outras cidades que já manifestaram interesse.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP