USP Talks abordará curiosidades sobre o DNA brasileiro

Pesquisadoras do Instituto de Biociências falarão sobre as origens e características genéticas da população brasileira. Evento ocorre no dia 3 de novembro, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Canal USP

O povo brasileiro é famoso por ser um “caldeirão genético” de diversas etnias, oriundas das mais variadas partes do mundo. O resultado dessa miscigenação histórica fica evidente na maravilhosa diversidade morfológica e cultural dos brasileiros. Mas o que essa imensa variabilidade genética significa para a nossa saúde? E o que os nossos genes podem nos ensinar sobre o nosso passado?

Esse será o tema do próximo USP Talks, a ser realizado no dia 3 de novembro, com participação das pesquisadoras Lygia Pereira e Tábita Hünemeier, do Instituto de Biociências (IB) da USP. O evento será das 19h às 20h, com transmissão ao vivo pelo Canal USP no YouTube.

  • Lygia da Veiga Pereira é biofísica, professora titular do IB, chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) e do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva; especialista em genética humana e médica;
  • Tábita Hünemeier é bióloga molecular, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do IB, especialista em genética e ancestralidade de populações humanas.

Elas estão à frente do projeto DNA do Brasil, em colaboração com o professor Paulo Lotufo, da Faculdade de Medicina da USP, que planeja sequenciar o genoma de 15 mil brasileiros, participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil). Saiba mais sobre o projeto aqui: Cientistas querem desvendar receita genética do povo brasileiro.

O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, com apoio do Jornal da USP.

Por Herton Escobar – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...