USP tem 15 trabalhos agraciados com o Prêmio Capes de Tese 2022

Com seu melhor desempenho, a Universidade conquistou 15 prêmios e 20 menções honrosas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2022, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2021. A USP foi a instituição com maior número de distinções: do total de 49 trabalhos premiados pela Capes, 15 são da USP, que tem outras 20 teses distinguidas com menções honrosas.

Márcio de Castro Silva Filho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Esse é o melhor desempenho da USP, o que demonstra a qualidade da nossa pós-graduação e o reconhecimento nacional e internacional. É um grande estímulo para todos nós e evidencia não só a qualidade das pesquisas desenvolvidas na Universidade, mas também serve de indicador da nossa qualidade para aquele aluno que ainda não decidiu onde fazer seu curso de pós-graduação”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é fruto de parceria entre a Capes, a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright. Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Dos trabalhos agraciados sairão os vencedores do Grande Prêmio, oferecido ao destaque de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro.

Confira, no quadro abaixo, a relação das teses premiadas da USP. Clique aqui para acessar a lista geral dos agraciados e dos trabalhos que receberam menções honrosas.

Prêmio Capes de Tese 2022

Prêmios

Os autores das teses selecionadas de cada uma das áreas de avaliação receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional e seus orientadores, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil. Dos trabalhos escolhidos para o Grande Prêmio, os orientadores receberão R$ 9 mil para participação em congresso internacional e os autores ganharão uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional.

As menções honrosas serão concedidas em forma de certificados aos autores, orientadores, coorientadores e ao programa em que foi defendida cada tese. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em dezembro.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP