USP vai compartilhar boas práticas de gestão ambiental com universidades brasileiras

Classificada como 13ª mais sustentável do mundo pelo UI GreenMetric World University Rankings, USP promove evento no dia 30 de setembro para debater gestão sustentável nas universidades e aprendizados durante a pandemia

Diante do alerta do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em agosto, sobre a possibilidade de um colapso climático que pode resultar em efeitos irreversíveis para o planeta, ações promovidas pelas universidades podem não só mitigar esses efeitos como também servir de exemplo para a sociedade buscar soluções. Daí a importância de eventos como o quinto National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, que será promovido no dia 30 de setembro, pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, com inscrições neste link. O encontro ocorrerá de forma on-line, gratuita e em português, com o objetivo de compartilhar práticas de gestão sustentável nas universidades, além de discutir os desafios e aprendizados adquiridos durante a pandemia.

“O evento se torna ainda mais importante no momento em que, com o relatório do IPCC, sabemos claramente que a atmosfera está aquecendo, que nós somos os responsáveis, e que devemos motivar ações para diminuir as emissões que contribuem para o aquecimento global. Precisamos ter atitudes mais sustentáveis para beneficiar o meio ambiente e o planeta e, com isso, mostrar para a sociedade que as universidades estão trabalhando e que podem se tornar exemplos de ações sustentáveis para todos”, destacou Tércio Ambrizzi, superintendente de Gestão Ambiental da USP e professor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).

Durante o workshop, os participantes também poderão tirar dúvidas sobre a adesão ao UI GreenMetric World University Rankings. Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Universidade da Indonésia para mapear as práticas relacionadas à sustentabilidade de universidades de todo o mundo. Em 2019, a USP ficou em 18º na lista. No último ranqueamento, em 2020, a USP foi classificada em 13º lugar entre mais de 912 instituições distribuídas em 84 países.

“Nós temos evoluído ano a ano em termos de ascensão no ranking e isso é importante porque está mostrando que a Universidade está trabalhando para melhorar seus indicadores de sustentabilidade e para se tornar cada vez mais uma universidade internacionalmente reconhecida como sustentável”, explica Ambrizzi.

Tercio Ambrizzi, superintendente de gestão ambiental da USP - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Tércio Ambrizzi, superintendente de gestão ambiental da USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Ele também destaca que, mesmo durante a pandemia, a Universidade continuou com as atividades de gestão ambiental, com a publicação de editais, fomento às pesquisas e manejo de reservas ecológicas nos vários campi. “Assim como no ano passado, o Greenmetric vai precisar ter em 2021 um olhar cuidadoso sobre os indicadores porque várias universidades ficaram fechadas e com isso há uma diminuição em gastos com água e energia, na produção de resíduos, etc., então os números vão refletir uma outra realidade.”

Ao final dos workshops nacionais da Greenmetric, a SGA produz livros que reúnem as ações de sustentabilidade que as universidades brasileiras que participam do evento têm desenvolvido. Clique nas imagens para ter acesso às publicações:

Encontro de universidades

O workshop começará às 9 horas, com uma mesa de abertura seguida da palestra “Desafios e Experiências na gestão das Universidades Sustentáveis e a covid-19”, moderada pelos professores Tércio Ambrizzi e Tadeu Malheiros, da SGA.

Para participar, é necessário fazer a inscrição online pelo formulário disponível em https://bit.ly/2YPCCgI, sendo que o link para acesso e o certificado de participação serão enviados para e-mail informado no momento do cadastro.

9 horas às 9h20: abertura
9h20 às 11h50: palestra “Desafios e Experiências na gestão das universidades sustentáveis e a covid-19”.

Moderadores
Prof. Tércio Ambrizzi (SGA/USP)
Prof. Tadeu Malheiros (SGA/USP)

Prof. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (PRCEU – USP)