USP vai investir R$ 1,5 milhão na criação de consórcios acadêmicos

Os consórcios acadêmicos desenvolverão atividades integradas e inovadoras voltadas para novos modelos de ensino de Graduação

Arte sobre fotos Pixabay e USP Imagens

A Pró-Reitoria de Graduação está selecionando projetos para a criação de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG), com o objetivo de desenvolver atividades integradas e inovadoras, voltadas para a construção de um novo formato de ensino no pós-pandemia.

Ao todo, serão investidos R$ 1,5 milhão, sendo o valor máximo para cada CAEG de R$ 120 mil. Os recursos poderão ser utilizados em material de consumo, equipamentos, diárias de docentes, despesas de mobilidade e bolsas de estudo para estudantes de graduação e de pós-graduação. Os projetos devem ser executados durante o ano de 2021.

O consórcio acadêmico é uma associação de docentes de diferentes cursos e campi da Universidade, criado para desenvolver atividades integradas, em todas as áreas do conhecimento, com impactos diretos na formação diferenciada dos estudantes.

“A ideia é ampliar a cooperação entre cursos e unidades da USP e estimular a comunidade acadêmica a desenvolver novos modelos de ensino, que atendam ao ensino pós-pandemia e garantam a manutenção da excelência do ensino de graduação”, afirma o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Ensino inovador

Edmund Baracat – – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O propósito dos consórcios acadêmicos é fortalecer parcerias de integração dentro da Universidade e promover o compartilhamento de recursos humanos, infraestrutura, conhecimento e experiências bem-sucedidas no ensino de graduação.

Como explica o pró-reitor, “os CAEG também poderão viabilizar a realização de projetos integrados e inovadores, que seriam difíceis de serem executados isoladamente em uma unidade ou campus”.

Outra vantagem é o caráter multidisciplinar dos consórcios acadêmicos, que devem enfatizar a importância de tratar de forma integrada os temas relacionados ao ensino de graduação, inserindo os estudantes em um contexto inter ou transdisciplinar.

Edital

As inscrições para o Edital Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG) vão até o dia 15 de janeiro de 2021 e devem ser feitas por meio de um formulário específico. O edital está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação.

Os CAEG devem ser compostos por unidades de diferentes campi da USP e atuar em uma das quatro áreas:

• Inovação e integração docente no Ensino de Graduação: compartilhamento de experiências de ensino no formato híbrido e em disciplinas de caráter específico para a formação de professores
  • Formação de professores para a Educação Básica no cenário 2030: ações inovadoras no projeto pedagógico dos cursos de licenciatura e elaboração de pesquisas aplicadas aos Ensinos Fundamental e Médio
  • Avaliação como instrumento para aperfeiçoar o Ensino de Graduação: ferramentas ou indicadores para avaliar a qualidade do ensino oferecido nos cursos de graduação da USP
  • Política de inclusão e o ingresso na USP: estratégias, recursos ou ferramentas para diferenciar e promover a política de ingresso na Universidade.

A proposta do CAEG deve conter a descrição das aplicações práticas na inovação do ensino de graduação; os objetivos, metas e indicadores de avaliação; as atividades que estabeleçam conexões entre as diferentes áreas e competências; a equipe participante do consórcio e o docente coordenador; e um plano estabelecendo o trânsito e o intercâmbio de docentes entre os cursos, unidades e campi e seu envolvimento no ensino de graduação.
Por Erika Yamamoto – Jornal da USP