Visita monitorada atrai mais de 200 estudantes ao ICMC

Alunos do ensino básico conheceram a estrutura do Instituto, seus cursos e grupos de pesquisa e extensão durante visita monitorada

Visita monitorada promove integração dos estudantes com a Universidade

Mais uma edição da visita monitorada aconteceu na tarde da última sexta-feira, 12 de abril, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Cerca de 230 alunos do ensino básico de escolas dos municípios de Araraquara, Cravinhos, Matão, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Pardo e também de São Carlos lotaram o auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano.
Os participantes puderam conhecer mais sobre a USP, as formas de ingresso, o campus São Carlos e os oito cursos oferecidos pelo Instituto, além de entender como funcionam os grupos de extensão e pesquisa.

#aindatônadúvida: está tudo bem ainda não saber o que prestar no vestibular

A palestra de boas-vindas foi realizada pelo professor Thiago Pardo, presidente da Comissão de Graduação do ICMC, que dividiu com os presentes a satisfação de realizar o encontro: “A iniciativa das escolas em levar os alunos até a Universidade, para um primeiro contato com o ensino superior, é um fator muito positivo. Ajuda o jovem a tomar decisões melhores. Aliás, vocês já tomaram uma decisão?”.
A estudante do Objetivo de São Carlos Larissa Okabayashi, 17 anos, já fez sua escolha. Quer prestar Engenharia da Computação: “Sempre me interessei no funcionamento das coisas e já aprendi um pouco de programação nas férias. Minha irmã e eu fomos estimuladas pelos estudos em matemática. Acho interessante porque dá para fazer robô e desenvolver jogos, além da possibilidade de trabalhar nas chamadas empresas dos sonhos como Google, Facebook e Apple”.

Atividades com grupos de extensão e pesquisa ensinam e divertem participantes

Após a abertura, foi realizada uma mostra tecnológica no saguão do bloco 2. Esse foi o momento de interação dos estudantes com os grupos de pesquisa e extensão do ICMC, como, por exemplo, o Fellowship of Game (FoG), o Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) e o Warthog Robotics, que impressionaram alunos e professores.
O aluno do primeiro ano do ensino médio do Objetivo de Araraquara Lucas Coelho, 14 anos, teve seu primeiro contato com o espaço universitário na visita. “É uma experiência bem nova. Conversei com o pessoal porque estou em dúvida entre fazer desenvolvimento de jogos ou tecnologia da informação e logo vou amadurecer a ideia”, explicou Lucas.

Os robôs do Warthog atraíram a atenção dos estudantes durante o evento

Por fim, divididos em grupos, os visitantes participaram de um tour pelo Instituto. Conheceram salas de aula, laboratórios, a Biblioteca Achille Bassi e o Museu de Computação Odelar Leite Linhares.
A professora Mayara Pereira, do Colégio Eduq de Rio Claro, afirma que iniciativas como as do Instituto são estimulantes para os jovens, principalmente para as meninas – que tem manifestado mais interesse de seguirem em cursos voltados para a área de ciências exatas: “Já tivemos um bate-papo sobre como encarar a escolha e não desistir dela por conta do ambiente, predominantemente masculino. Aqui no ICMC a gente já vê muita mulher participando e é bom dar um exemplo para que elas ocupem seu espaço. Sempre dá para aproximar as meninas dessas temáticas.”
A visita monitorada faz parte do Programa USP e as Profissões, coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Promovida pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC, a atividade é gratuita e pode ser realizada individualmente ou em grupo.

Confira mais imagens no Google Fotos e no Facebook!

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373-9666