Você conhece a USP e sabe quais serviços ela oferece à sociedade?

Universidade lança documento on-line que reúne informações sobre sua infraestrutura em diferentes cidades, que vai desde cursos a atendimento de saúde à população

Para que todos possam conhecer melhor a Universidade, o que ela faz e o que oferece, a USP publicou, em outubro de 2020, sua Carta de Serviços. Um grande inventário on-line de todos os serviços que a Universidade presta para dois públicos: sua comunidade interna e comunidade externa.

São 361 páginas nas quais é possível entender a organização da Universidade, conferir os endereços de sites de cada centro de ensino, pesquisa e apoio, além de descobrir cursos, locais de atendimentos em saúde, opções de passeios culturais e científicos etc. O melhor de tudo: quase tudo que a USP oferece é gratuito.

No texto de apresentação da publicação, o reitor da USP, Vahan Agopyan, destaca que a Universidade sempre teve a transparência das suas atividades como uma obrigação para com a sociedade que a mantém.

Vahan Agopyan – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Dentre as grandes universidades brasileiras, foi a primeira a preparar e divulgar um anuário estatístico e a realizar e difundir avaliações internas, ambos ainda na década de 80 do século passado. Mais recentemente, foi uma das pioneiras dentre as entidades públicas de ensino a manter um portal da transparência, que está sendo continuamente aprimorado. O lançamento desta Carta de Serviços vem complementar esse conjunto de ferramentas para a difusão das nossas ações.

Aluisio Cotrim Segurado e Maria das Graças Bomfim – Fotos: Egida-USP e Reprodução/CNPq

Os professores Aluisio Cotrim Segurado e Maria das Graças Bomfim de Carvalho, responsáveis pelo Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) e Ouvidoria da USP, respectivamente, coordenaram o trabalho de compilar as informações para a Carta de Serviços.

“Nenhuma das três universidades públicas paulistas tinham sua Carta de Serviços bem consolidada. O Cruesp [Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas] pediu às três universidades para que se debruçassem sobre a composição da carta. E nós conseguimos concluir a nossa”, conta Segurado.

De acordo com o coordenador do Egida, a carta atende ao artigo 7º da Lei Nº 13.460 de 2017 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Afinal, o que a USP faz?

Foto: Egida-USP

A USP é uma universidade pública do Estado de São Paulo e com campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.

Além dessas municípios, a Universidade possui centros de apoio e pesquisa em Anhembi, Anhumas, Araraquara, Itatinga, Itirapina, Itu, Piraju, Salesópolis, Santos, São Sebastião, Suzano, Valinhos e Ubatuba. Fora do Estado de São Paulo, há unidades em Rondônia e no Paraná.

Como toda universidade pública brasileira, a USP tem suas ações baseadas no ensino, pesquisa e extensão. Mas o que isso significa? Ela atua na formação de pessoas, ou seja, oferece cursos que permitam o aperfeiçoamento educacional em diferentes níveis: cursos de ensino superior, pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), pós-graduação lato sensu (especialização, MBAs), cursos on-line, entre outras opções.

Foto: 123rf

Outra vocação é a pesquisa. A Universidade é reconhecida no Brasil e no mundo por seus estudos em todas as áreas de conhecimento. Essas atividades são chamadas de científicas porque seguem métodos, procedimentos que permitam que sejam reproduzidas, analisadas e aperfeiçoadas por outros pesquisadores. É a partir da pesquisa que se desenvolvem novos medicamentos, técnicas de cirurgias, tecnologias, ou mesmo ações educacionais, políticas de saneamento público, entendimento da história de um lugar.

Clique na imagem para conferir a publicação completa com os serviços oferecidos pela USP

Mas é importante lembrar que as universidades e centros de pesquisa são os responsáveis por desenvolver os estudos, e esse conhecimento precisa de apoio para chegar à população. Por exemplo: a criação de uma vacina necessitará da indústria para produzi-la em quantidade suficiente e de estrutura governamental para sua distribuição.

Apesar da necessidade dessa intermediação que a Universidade precisa para amplificar suas descobertas científicas, não significa que ela não esteja próxima e acessível às pessoas. É principalmente com as atividades de extensão que ocorre esse contato. A USP é responsável por hospitais em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru. Eles são centros públicos e de referência no País. Nesses locais, alia-se a pesquisa com atendimento de saúde. E não só para humanos, animais também são tratados em hospitais específicos.

A Universidade também é parceira ou coordena parques de tecnologia e incubadoras. São espaços que apoiam pequenas empresas ou ideias de negócios a se desenvolverem. Há ainda museus, como o de Arte Contemporânea, em São Paulo, orquestras e tantos projetos e ações voltados para a comunidade que não é possível detalhar aqui, mas que a Carta de Serviços ajuda a encontrá-los.

O que você vai encontrar na Carta de Serviços:

Por Hérika Dias da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP