Você e o Pesquisador: uma conversa com Alicia Kowaltowski

Professora do Instituto de Química da USP falará sobre a importância da pesquisa básica e da autonomia financeira das universidades públicas para o progresso da ciência. Nesta quarta-feira, às 11h, no Canal USP do YouTube

Por que algumas pessoas engordam ou emagrecem com muito mais facilidade do que outras? E como é que o envelhecimento, a prática de exercícios e a maneira como nos alimentamos influenciam a ocorrência de doenças como obesidade, câncer e diabete ao longo das nossas vidas?

A resposta a essas — e muitas outras — perguntas interessantes sobre a nossa saúde depende de um conhecimento detalhado do metabolismo humano, que é o tema central de pesquisa da professora Alicia Kowaltowski, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Ela será a próxima convidada da série Você e o Pesquisador, que vai ao ar nesta quarta-feira, 9 de setembro, das 11h às 12h, no Canal USP do YouTube: https://youtu.be/0HeXuXIJbiQ. Metade do evento será aberta para perguntas do público.

Metabolismo, diz Alicia, são todas as reações químicas que transformam substâncias dentro de um organismo vivo. Por exemplo, a transformação das moléculas presentes nos alimentos que ingerimos (proteínas, carboidratos, lipídeos) em matéria-prima para a construção dos nossos corpos, assim como em energia para manter esses corpos funcionando, pensando e se movimentando.

Apaixonada por ciência básica, ela vai contar como um estudo sobre mitocôndrias de batatas pode gerar conhecimentos essenciais para o controle da obesidade em seres humanos; e outras histórias incríveis de pesquisas aparentemente sem utilidade prática imediata que levaram a descobertas de grande impacto para a nossa saúde. Aproveitando a deixa, falará também sobre os impactos perversos que o Projeto de Lei 529, que prevê o confisco das reservas financeiras das universidades e da Fapesp, poderá ter sobre a ciência no Estado de São Paulo.

A série Você e o Pesquisador é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, vinculada à exposição virtual Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, que busca mostrar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira ao longo dos anos. As entrevistas acontecem a cada 15 dias e as gravações ficam disponíveis no Canal USP.

Por Herton Escobar – Jornal da USP