Você utiliza as áreas verdes do Campus?

O projeto Cultura de Sustentabilidade da USP realizou uma pesquisa em 2016 com mais de 1,2 mil participantes, entre alunos de graduação, pós-graduação, servidores docentes, técnicos e administrativos, visando avaliar, entre outras questões, a consciência da comunidade sobre os benefícios das áreas verdes do Campus.

usp

Revelou-se que, apesar da maioria dos respondentes acharem que as áreas verdes oferecem conforto térmico externo e tornam o ambiente da universidade mais agradável, como pode ser visto na Figura 1, poucos promovem ou participam de atividades nesses locais, sendo que dos que participam, a maior parte é por conta própria.

eesc sustentabilidade areas verdes

Figura 1

A partir dos resultados pode-se observar que apesar da consciência da importância de áreas verdes, não há uma institucionalização de seu uso nos processos de ensino e pesquisa, ou ações que incentivem sua prática, visando uma melhoria na qualidade de vida.

Neste ano, participe você também

Atualmente o questionário está sendo aplicado novamente para toda a USP, e seu resultado contribuirá para compor o Relatório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019. Além disso, a comparação das respostas de 2016 e 2018 favorecerá a implementação de um sistema de monitoramento dos impactos positivos da Política Ambiental da Universidade.

Para participar, clique no link correspondente abaixo:

Alunos de graduação

Alunos de pós-graduação

Servidores técnicos e administrativos

O envolvimento de cada um é muito importante para construção de uma universidade comprometida com o mundo.

Mais informações:
Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento da EESC