Webinar: LIBS – Ferramenta para determinação de metais em solo

A análise do solo é indispensável pois sua qualidade está relacionada com diversas áreas de nossa vida, direta ou indiretamente, como nas práticas de agricultura e pecuária quanto também para a manutenção dos sistemas biológicos, fauna e flora (monitoramento de áreas contaminadas, por exemplo).

O teor de metais no solo impacta a qualidade desse recurso. Foto: Albrecht Fietz/Pixabay

Um método de avaliar a sua qualidade, portanto, pode ser através da determinação de metais, sejam eles tóxicos ou não, uma vez que concentrações elevadas e indesejadas de certos elementos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento no solo em questão.

A LIBS (do inglês Laser-Induced Breakdown Spectroscopy) é uma técnica espectrométrica que vem ganhando espaço na literatura nos últimos anos, principalmente por dispensar a etapa de preparo de amostras, proporcionando uma análise elementar, direta, rápida, quantitativa e com potencial portátil. A técnica utiliza um laser de alta potência para gerar um microplasma na superfície da amostra, ionizando todos os compostos químicos ali presentes e fornecendo um espectro contendo a “impressão digital” da amostra.

No dia 9 de março, às 9h30, Rodrigo Rossi de Araujo oferece o webinar “O uso da técnica LIBS como uma ferramenta para determinação de metais em solo”.  O palestrante é doutorando do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, sob orientação da Dra. Débora Milori, da EMBRAPA.

Neste seminário serão avaliadas as vantagens e desvantagens da técnica LIBS para com as análises de solo e sedimentos, assim como perspectivas futuras e sua flexibilidade para análises químicas.

Para inscrever-se, clique aqui.

Link de transmissão: http://meet.google.com/krr-rysm-ewg

Contato: cpg@iqsc.usp.br