Webinar sobre formas de resolver a equação de Schrödinger

Em Química Quântica, estuda-se o comportamento eletrônico de átomos, moléculas, íons, etc., através dos métodos da Mecânica Quântica. Esses métodos consistem em resolver a Equação de Schrödinger que descreve o sistema de interesse, porém, é comum que os estudantes de química, durante seus estudos, tenham se deparado apenas com sistemas simples que têm solução analítica conhecida (partícula livre, rotor rígido, oscilador harmônico), sendo o átomo de hidrogênio geralmente o sistema mais complexo abordado em cursos de graduação.

No entanto, para sistema multieletrônicos, que englobam a imensa maioria dos sistemas de interesse da Química Quântica, são necessários métodos numéricos que aproximam a energia eletrônica se aproveitando de certas características matemáticas de cada sistema, já que não são conhecidas soluções analíticas para sistemas com 3 ou mais partículas (problema de muitos corpos).

Com intuito de apresentar e comparar métodos menos conhecidos da comunidade geral, Hérrison Joaquim de Oliveira profere webinar onde abordará 4 formas diferentes de resolver a Equação de Schrödinger para o átomo de hidrogênio, sendo elas: a Solução Analítica, o Método de Numerov, Método da Combinação Linear de Funções de Base e o Método Monte Carlo Quântico.

Hérisson é pós-graduando do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) sob orientação do professor Dr. Albérico Borges Ferreira da Silva do Grupo de Química Quântica.

Com informações de H. Oliveira/IQSC

“Quatro formas de resolver a equação de Schrödinger”
29 de julho de 2022 –  14h
Inscrição: clique aqui
Link de transmissão: clique aqui.