Workshop PAE: palestra, lançamento de livro e apresentação de trabalhos nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 7 de dezembro de 2018, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza nova edição do Workshop PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino), desta vez com os alunos que participaram do programa no segundo semestre de 2018.

O PAE foi criado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e tem o objetivo de  aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para o exercício a atividade didática de graduação, compreendendo duas etapas: a preparação pedagógica e o estágio supervisionado em docência. Ao final de cada etapa semestral, o aluno passa pela avaliação da Comissão do Programa.

Para ampliar a experiência didática dos alunos e extrapolar os limites da sala de aula, desde 2013 a Comissão Coordenadora do PAE-IQSC realiza um Workshop semestral, com a presença de todos os alunos que participaram do programa durante o semestre, aberto a discussão por parte de toda a comunidade.

Palestra

Desempenho e motivação são temas de interesse de todos aqueles que atuam na área da educação e se preocupam com a qualidade do ensino.  A palestra de abertura apresenta duas questões: “Será mesmo possível solucionar o problema da motivação exclusivamente através de ações dos professores em sala de aula? Por que será que alguns alunos são mais motivados que outros?”. A convidada, professora doutora Luciana Massi, da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, do Campus de Araraquara, instiga pensar as questões de forma mais abrangente. A palestra será às 10 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1 e é aberta a todos os interessados.

Inscrições para a palestra “Além da sala de aula – como os aspectos socioeconômicos influenciam o desempenho e a motivação dos estudantes”: www.iqsc.usp.br/eventos

Lançamento de livro

A partir das 14 horas será lançado o livro “Estudo de casos para o ensino de Química 2”, das pesquisadoras Salete Linhares Queiroz (IQSC-USP) e Daniela Marques Alexandrino (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) que “reúne dez estudo de casos que tratam tanto de conteúdos tradicionalmente ministrados em aulas de Química quanto de aspectos associados à saúde, meio ambiente, economia e ética, viabilizando, dessa forma, a abordagem de questões científicas e sociocientíficas”, segundo as organizadoras da edição.

Exposição dos trabalhos

A partir das 14 horas, também acontece a exposição dos pôsteres correspondentes ao trabalho realizado pelos alunos durante a etapa de estágio supervisionado. É quando os alunos interagem com o público presente e também com os avaliadores designados pela Comissão Coordenadora do PAE.

O momento para interação entre os alunos e discussão dos trabalhos entre si, acontece das 16 às 17h30, quando o próprio processo favorece a autoavaliação.

A relação dos trabalhos que serão apresentados está disponível aqui.

O evento é organizado pela Comissão Coordenador do PAE-IQSC, presidida pelo professor doutor Antonio Carlos Bender Burtoloso.

Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1

Contato: pae@iqsc.usp.br ou (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)