Workshop SE&R tem inscrições abertas para desafios de processamento de fala em língua portuguesa

Tarefas são pré-requisito para submissão de artigos e utilizam base de dados do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP

Equipes usarão base de dados do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP.

Estão abertas, até 15 de dezembro, as inscrições para as equipes interessadas em participar dos desafios do Workshop SE&R 2022, focado no processamento de fala em língua portuguesa. Para se inscrever, basta acessar o site do evento.

O workshop integra a programação da 15ª edição do International Conference on the Computational Processing of Portuguese (PROPOR) e, para poder submeter artigos, é necessário antes realizar ao menos uma das duas avaliações conjuntas (shared tasks). A primeira é relacionada ao reconhecimento automático de fala (automatic speech recognition – ASR) e a segunda, ao reconhecimento de emoções na fala (speech emotion recognition – SER).

Os interessados vão trabalhar a partir de duas versões de uma nova base de dados chamada CORAA (Corpus of Annotated Audios), criada no âmbito do projeto TaRSila, do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP. Para o desafio de ASR, será disponibilizada a versão com mais de 290 horas de pares de áudios e transcrições de falas espontâneas registradas em diferentes regiões do Brasil e de Portugal, enquanto para a tarefa de SER os candidatos terão à disposição aproximadamente 50 minutos de gravação, entre falas classificadas como neutras e não-neutras (com emoções),  pronunciadas por falantes do sexo masculino e do sexo feminino.

A partir dessas gravações, os participantes deverão treinar seus próprios modelos para o reconhecimento de fala e de emoções. Os resultados  dos modelos treinados poderão ser submetidos entre 15 de dezembro e 24 de janeiro de 2022. As equipes deverão submeter os artigos descrevendo os modelos até 24 de janeiro e, em 21 de março, os trabalhos selecionados serão apresentados no Workshop SE&R 2022.

Referência na área de processamento de linguagem natural, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, tem vários pesquisadores trabalhando na organização do Workshop, entre eles estão os professores Ricardo Marcacini, Sandra Maria Aluísio e Solange Rezende, bem como o doutorando Edresson Casanova.

Texto: Stefhanie Piovezan para a Assessoria de Comunicação do ICMC-USP
Foto: Isabella Velleda – Jornal do Campus

Site Workshop: https://sites.google.com/view/ser2022
Site PROPOR: https://sites.universidadedefortaleza.com/propor2022/