Yvonne Mascarenhas é agraciada com Prêmio Rheinboldt-Hauptmann

O prêmio foi criado em 1987 e homenageia pesquisadores que se destaquem pela excelência de seu trabalho científico e acadêmico

(Da esq. p/ dir.) O reitor Vahan Agopyan, a homenageada Yvonne Mascarenhas e o diretor do IQ, Paolo Di Mascio – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A professora do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Yvonne Primerano Mascarenhas, foi homenageada com o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann, concedido pelo Instituto de Química (IQ) da USP. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 4 de novembro, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

O Prêmio Rheinboldt-Hauptmann foi criado em 1987 e homenageia pesquisadores que se destaquem pela excelência de seu trabalho científico e acadêmico. Os professores alemães Heinrich Rheinboldt e Heinrich Hauptmann, que dão nome ao prêmio, foram fundadores do Departamento de Química da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e tiveram papel importante na nucleação do atual Instituto de Química da Universidade. Em 2018, a agraciada foi a professora do IQ, Ohara Augusto (clique aqui e acesse a lista completa de contemplados ao longo dos anos).

Yvonne é uma das mais importantes pesquisadoras brasileiras na área de cristalografia de raio X, técnica que consiste em fazer passar um feixe de raios X, forma de radiação eletromagnética, através de um cristal da substância sujeita ao estudo, e é usada, por exemplo, para determinar como uma droga farmacêutica interage com o alvo de proteínas e que mudanças podem melhorá-lo. Como explica a professora, “conhecendo-se a estrutura molecular de enzimas que regulam as vias metabólicas em organismos causadores de doenças, podem-se propor inibidores de sua ação catalítica, de modo a bloquear seu desenvolvimento em outros seres vivos”.

Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira acadêmica no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), em 1956, onde, junto com seu marido Sérgio Mascarenhas, iniciou as atividades em cristalografia. É uma das pioneiras da fundação do então Instituto de Química e Física de São Carlos em 1971 e, em 1994, tornou-se a primeira diretora do então recém-formado IFSC.

Yvonne é uma das mais importantes pesquisadoras brasileiras na área de cristalografia – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Desde 2010, coordena um grupo de trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP, polo de São Carlos, que se dedica à difusão científica voltada para apoio aos ensinos fundamental e médio. O grupo edita o Portal Ciência Web.

Na cerimônia, a apresentação da biografia da professora foi feita pelo ex-diretor do IFSC, Glaucius Oliva, que destacou o pioneirismo de sua trajetória acadêmica e profissional e sua dedicação ao desenvolvimento da ciência brasileira.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, se referiu à Yvonne como “um ícone de nossa Universidade e um de nossos alicerces. Pessoas como você, de uma maneira simples, humilde e humana, nos dão a esperança de um futuro melhor”.

O evento contou com a presença do pró-reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat; do diretor do IQ, Paolo Di Mascio; do vice-diretor do IQ e secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira; além de ex-diretores, docentes, funcionários e alunos do instituto.

Após a premiação, a homenageada ministrou a conferência Química e Cristalografia, uma feliz parceria!.

Por Adriana Cruz da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP