ICMC promove palestra sobre física biológica com José Nelson Onuchic

Professor José Nelson Onuchic conduzirá encontro no próximo sábado, 13 de abril

No próximo sábado, 13 de abril, o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará a conferência Física biológica, com o professor José Nelson Onuchic, da Rice University, nos Estados Unidos. Promovida pelo Programa de Iniciação Científica dos professores Hildebrando Rodrigues e Márcio Gameiro, a palestra será no auditório Luiz Antonio Favaro (sala 4-111), às 8h30, é gratuita, aberta a todos os interessados e não demanda inscrições prévias.

Codiretor do Centro para Física Biológica Teórica, um dos dez centros de excelência em física criados pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, o acadêmico é ex-aluno do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Onuchic é uma referência na área de física biológica, um campo que desenvolve e utiliza métodos modernos de física teórica para tentar solucionar fenômenos biológicos complexos, tais como o dobramento de proteínas.

O professor é um dos quatro filhos do casal Nelson Onuchic e Lourdes de la Rosa Onuchic, ambos foram pesquisadores de destaque no ICMC e contribuíram significativamente para o desenvolvimento da matemática no Brasil.

No dia anterior à conferência, na sexta-feira, dia 12, José Nelson Onuchic receberá a Medalha de Honra e o Diploma de Professor Honorário do IFSC, onde ministrará a aula magna Exploring the Energy Landscape for Protein Folding and Function: Integrating Structural Models and Sequence Coevolution Information.

Convidado pelo ICMC para palestra, Onuchic é professor da Rice University, nos Estados Unidos

Conferência Física biológica
Local: auditório Luiz Antonio Favaro, sala 4-111, bloco 4 do ICMC
Endereço: Avenida Trabalhador são-carlense, 400, Área 1 do Campus da USP em São Carlos