USP São Carlos toma medidas para facilitar a permanência de alunos no Campus

A Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), em conjunto com as Unidades do Campus e com a Superintendência de Assistência Social (SAS), está promovendo uma série de iniciativas e ações visando facilitar a permanência dos alunos que estão na USP São Carlos, distantes de seus familiares, neste momento de pandemia de Covid-19 e de isolamento social.

As medidas visam ao apoio principalmente dos moradores dos alojamentos, bolsistas alimentação e estudantes estrangeiros que residem no Campus ou na cidade. Atualmente, há cerca de 130 alunos nos cinco blocos de alojamentos do Campus.

Estão sendo servidas aproximadamente 450 marmitas por dia, no almoço e no jantar, no Restaurante Universitário da Área 1 do Campus. Desde o dia 26, as marmitas estão sendo entregues também aos domingos, abrangendo, dessa forma, todos os dias da semana.

Para se ter uma ideia do montante desta distribuição, de 18 de março a 22 de abril, no jantar foram oferecidas 6.085 marmitas, das quais 3.103 foram para alunos com bolsa alimentação. Já no almoço, de 19 de março a 22 de abril, foram 7.512, sendo 3.304 para bolsistas alimentação. Em uma ação solidária apoiada pela PUSP-SC, nesta segunda-feira, dia 27, o Restaurante também vai entregar gratuitamente máscaras de tecido aos alunos da moradia estudantil.

Pensando na preservação da saúde e continuidade dos estudos, a PUSP-SC também disponibilizou aos alunos da moradia estudantil 11 kits de higiene e limpeza (contendo água sanitária, detergente e sacos de lixo). Além disso, estão sendo colocados 11 recipientes de álcool em gel nas entradas dos blocos e emprestados computadores para os alunos assistirem às aulas on-line.

Referente à saúde mental, o Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil da PUSP-SC, por meio do APOIA USP (Apoio Psicossocial USP – São Carlos) e do GAPsi (Grupo de Apoio Psicopedagógico do ICMC), está oferecendo acolhimento psicossocial de forma on-line para toda da comunidade universitária. O atendimento, anteriormente presencial, foi reformulado para atender às demandas do atual momento. O Serviço de Promoção Social também mantém contato constante com os representantes da moradia estudantil para monitorar a situação e atender a outras necessidades que possam surgir.

Clique aqui e confira outras iniciativas desenvolvidas pela USP.